possibilidades

Possibilidade é inestimável

“Quem você pensa que é?”
Essa pergunta pode ter muitos significados diferentes, mas tipicamente, as pessoas dizem isso para outra pessoa com uma forte dose de censura. Como em quem você acha que está para estar aqui? Quem você acha que é para se esforçar tanto? Quem você acha que é para acreditar que poderia ter sucesso?

Nos últimos cinco anos, muitas pessoas diferentes me fizeram essa pergunta. Conhecidos, mentores, pastores, familiares e até mesmo supostos amigos questionaram meu direito de ir atrás de meus sonhos para me tornar um escritor.

As pessoas têm idéias tão estranhas sobre o sucesso e até a definição de metas.

Quando eu estava grávida da minha filha em 2013, eu vivia temporariamente com os pais de um amigo. Quando perguntaram sobre meus planos de trabalho, expliquei que queria escrever de casa para poder manter minha filha comigo e não me preocupar com a creche.

Eles, é claro, acharam minhas aspirações ridículas. Assim como o pai da minha filha. Outras pessoas que entraram em nossas vidas concordaram com os pessimistas. O consenso era que escrever era muito difícil e só ficaria mais difícil à medida que minha filha crescesse.

Não só isso, mas as pessoas insistiram que minhas aspirações de carreira eram egoístas. Como se trabalhar em uma creche fosse o único emprego responsável para uma mãe solteira. Suspiro.

Pensei muito em escrever para algumas daquelas pessoas no meu passado que me disseram que escrever estava fora de alcance. E eu pensei muito sobre como é bom provar que essas pessoas estão erradas.

Talvez esteja contando as galinhas antes de chocarem.
É difícil dizer o que qualifica uma pessoa a se considerar bem-sucedida como escritora. Existem tantas maneiras diferentes de crescer e experimentar o sucesso.

Para um escritor como eu, que simplesmente quer ganhar uma boa vida fazendo o que ama, eu me sinto bem apoiando minha filha escrevendo.

Mas espere um minuto …

É preciso audácia para sonhar.
Esta pergunta interrompe meus pensamentos: que direito eu tenho de acreditar em mim mesmo e esperar o melhor?

Você sabe o que … é bem simples.

Abraçando a possibilidade de sucesso me serviu melhor do que qualquer outra mentalidade.

Acreditar que eu não era nada especial, não fazia absolutamente nada para mim. Dizer-me que nunca poderia ter sucesso como escritor apenas me garantia que nunca tentaria.

Não é de admirar que eu não tenha começado a escrever para mim até os 36 anos. Eu não conseguia nem mesmo ter sucesso até que finalmente aceitei a possibilidade de sucesso.

A possibilidade de sucesso é inestimável.
Não importa quais são seus objetivos. Abrir-se à mera possibilidade de sucesso pode mudar toda a sua perspectiva. Isso é importante, porque tudo o que fazemos se resume a como vemos as coisas.

Há um ditado que diz que “você não pode ver a floresta para as árvores”, e essa é uma valiosa lição de vida. Isso significa que você está tão atolado nos detalhes que não consegue ver o quadro geral.

Você perde de vista o seu lugar na floresta, tudo porque você está cego pelas árvores.

Isso é muito ruim, porque você não pode nem mesmo apreciar onde você está quando você não pode ver a grande figura. Você não espera o melhor, e você pode nem mesmo fazer o seu melhor, tudo porque você está tão focado nos detalhes.

Talvez os detalhes não sejam perfeitos, ou pelo menos não o que você esperaria. Mas e daí?

Você não pode forjar seu próprio caminho se não enxergar o quadro maior.
Se você está preso em árvores, você não vai a lugar nenhum rápido. Você precisa de uma mudança na sua perspectiva. Você precisa de alguma esperança.

Quanto mais escrevo, mais acredito em algumas filosofias diferentes. Tipo, “coisas estranhas aconteceram”. Ou “honestidade é melhor que ser impecável”. E, claro, “as possibilidades são inestimáveis”.

Todas essas ideias giram em torno de uma perspectiva positiva. Claro, não há garantias de que seus melhores esforços o levarão ao sucesso. Mas o sucesso nunca pode acontecer se você não fizer um esforço de qualquer maneira.

Adoro a possibilidade porque se multiplica. Quanto mais você acredita em possibilidades, mais suas possibilidades crescem.

Possibilidades mudam você.
Como escritores ou blogueiros, todos nós temos certos marcos que importam. Se não para o resto do mundo, eles são importantes para nós. Seus primeiros cem seguidores. Primeiras mil visualizações.

Para mim, foi um grande negócio para obter 25.000 visualizações em um mês. E, finalmente, chegar a 50.000 leituras em um mês também foi muito bom.

Mas ninguém avisa que esses números específicos não são surpreendentes para você. Eles se tornam um novo normal. E não há nada de errado com isso.

As novas normais são maravilhosas, porque a cada marco, vemos uma nova possibilidade que nunca existiu antes.

Possibilidade apenas fornece uma mudança de perspectiva. Que talvez possamos ter sucesso e alcançar novas alturas. Talvez…

“Talvez” pareça muito bom.

Do que você tem medo?
Você tem medo do que os outros pensam de você se você ousa sonhar alto? As pessoas são engraçadas em deixar os outros sonharem às vezes. Eles querem que você mantenha seus pés no chão.

É mais seguro. Ou então eles afirmam.

Sonhar grande é assustador. Nós não apenas nos tememos, mas também tememos os outros. Nós nos olhamos no espelho e dizemos: quem você pensa que é? Outros dizem isso para nós também … com boas ou más intenções.

É fácil olhar para o sucesso de outra pessoa e pensar que a conhecemos. Ou pense que sabemos o que pensam de si mesmos e de todos ao seu redor.

Mas ainda há pessoas que “fangirl” sobre respostas ou outros compromissos de pessoas com muito menos seguidores. Existem celebridades do Twitter que se sentem honradas por ouvir de um usuário mais “cotidiano” que elas passaram a admirar.

“Sucesso” nunca conta a história completa. Possibilidade e perspectiva são muito melhores para isso.

Eu não sei onde você está em sua jornada. E eu não sei se você está atendendo aos seus sonhos.

Mas minha mais sincera esperança para você hoje é que você decida criar algum espaço em sua vida para a possibilidade de ver por si mesmo como ela é inestimável.

Endereço: Av. Genésio de Lima Brito, 342 - quadra 6 lote 20 - Jardim Balneario Meia Ponte, Goiânia - GO, 74593-210